"Praticar
(Yoga) é
prestar atenção a toda
a sua vida,
seus
pensamentos, suas sensações
corporais,
seus discursos e outras
ações.
Ao
fazer isso, você
vai descobrir que
nada é separado de
qualquer outra coisa.
Os
pensamentos são as
sensações da mente,
assim
como as
sensações são os
pensamentos do corpo.
Cada
momento de
sua vida é um
momento de prática, em
potencial. "
“To practice
is to pay attention to your whole life: Your thoughts, your bodily sensations,
and your speech and other actions. As you do, you will discover that nothing is
separate from anything else. Thoughts are the sensations of the mind, just as
sensations are the thoughts of the body. Each moment of your life is a moment
of potential practice.
―
Judith Hanson Lasater in Living Your Yoga
Na perspectiva do Yoga, a felicidade não é um objeto a ser buscado e não deve depender de nenhuma circunstância ou relacionamento, pois a nossa existência espiritual deve ser percebida como a própria felicidade.
Tudo o que é repetitivo nos cansa, no entanto as mudanças nos geram medo e ansiedade. Uma das maiores fontes do sofrimento humano, segundo os ensinamentos do Yoga e do Budismo, se origina da nossa ignorância e indisciplina, por não aceitar que a vida é "mudança constante".
Podemos viver o conforto da continuidade esperada em certos períodos, mas é importante mantermo-nos conscientes à condição de transitoriedade e finitude, parte da seleção natural da vida.
A pessoa consciente é livre e reconhece que a sua evolução, também depende de não estabelecer apego a situações e condições; empenha-se no seu desenvolvimento espiritual, independente das circunstâncias; dedica-se ao exercício da aceitação, uma vez que alternâncias, imprevisibilidade, ganhos e perdas irão se suceder, inevitavelmente.
Aprender a manter a equanimidade perante as situações de estabilidade e mudança; ser capaz de digerir as experiências com equilíbrio, correção e imparcialidade; serenar a mente e observar como mesmo as adversidades contém aspectos positivos e ensinamentos valiosos; exercitar corpo e mente, a fim de que esses "instrumentos" se tornem mais inteligentes e flexíveis diante das exigências da vida; fazer escolhas que possam nutrir não só ao corpo, como também ao coração e a alma... esse é o postulado dos praticantes dessa ciência, que é o Yoga.
Claudia B.,
c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação:
Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento
Funcional – Sling Training
Nenhum comentário:
Postar um comentário