domingo, 2 de novembro de 2014

Yama 3



"Que o primeiro ato de cada manhã seja fazer a seguinte resolução para o dia:

_ Eu não temerei ninguém na Terra. Temerei somente a Deus.
Eu não ostentarei má vontade para com ninguém.
Eu não submeterei à injustiça de ninguém.
Eu conquistarei a mentira com a verdade. E ao resistir à  inverdade, vou superar a todo o sofrimento. "

“Let the first act of every morning be to make the following resolve for the day:
- I shall not fear anyone on Earth. I shall fear only God. I shall not bear ill will toward anyone. I shall not submit to injustice from anyone. I shall conquer untruth by truth. And in resisting untruth, I shall put up with all suffering.”
                                                          
                                                         ~Mahatma Gandhi

YAMA (यम) Com o foco no nosso comportamento, para o benefício da nossa evolução...

I. AHIMSÁ ( अहिंसा ) - Não Ferir, Não Matar, Negar qualquer tipo de Violência

II. SATYA ( सत्य ) - Verdade

III. ASTÊYA ( अस्तेय ) Gosto pela Justiça- Não cobiçar ou roubar

Astêya significa a ausência do desejo de tomar para si qualquer coisa ou situação que não lhe cabe, buscando sempre agir com Arjava (अर्जव) ou honestidade, retidão e completo repúdio à injustiça.

Quando nos tornamos seres mais observadores e testemunhos da sua própria "humanidade", percebemos que somente a má intenção já nos provoca perturbações mentais e que o invejar e o cobiçar são formas de perpetrar essas perturbações. 

O objetivo aqui é romper com Avidya (अविद्या), termo introduzido por Patãnjali, no segundo capítulo do Yoga Sutras (योग सुत्रास), que significa ignorância sobre a natureza da realidade e é considerado a origem de todos os problemas.

Já em 2007, após mais de cinco anos de estudo, o Prof. Dr. David Richardson, mestre em psicologia e psiquiatria na Universidade de Wisconsin, em Madison, USA, comprovou que a plasticidade cerebral ou a capacidade de modificar funcionalmente o cérebro por meio dos pensamentos que escolhemos ter. 

Assim, boas atitudes e o hábito dos bons pensamentos pode debilitar, de forma sistemática, os mecanismos que geram perturbações e, consequente, infelicidade. 

Devemos carregar conosco a certeza de que cada um de nós tem muito a aprender no lugar que nos foi generosamente concedido neste mundo. Acima de tudo, devemos saber que NADA É PERMANENTE, e que devemos evoluir ao máximo com aquilo que nos é oferecido: 

“Nós não temos controle sobre as diversas situações que teremos que enfrentar. O único controle são as nossas reações perante elas. Enfim, as nossas atitudes se sobrepõem aos fatos”.

Nas nossas práticas físicas, observamos este conceito ao perceber que aos poucos, as dificuldades são suplantadas e as necessidades são preenchidas. Cabe a nós disciplina, dedicação, confiança, em prol da evolução. Entretanto, com o reconhecimento e validação do corpo como uma ferramenta perfeita e com a merecida aceitação da sua condição atual.






Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário