domingo, 18 de maio de 2014

Equilíbrio e Estabilidade







A manutenção do Equilíbrio Corporal é uma função extremamente complexa e envolve diversos órgãos e sistemas. Os principais sensores do sistema do equilíbrio estão no labirinto, nos olhos, na pele, nos músculos e articulações.


A princípio, o Equilíbrio está relacionado com Controle e Coordenação. Já a Estabilidade, se relaciona com a capacidade de criar resistência contra os distúrbios em uma situação de Equilíbrio.



As demandas de Equilíbrio estão presentes a todo momento na nossa vida: Ao iniciarmos as aulas com exercícios realizados na posição em pé, abrimos a oportunidade para o aprendizado e conscientização de um melhor comportamento em grande parte de nossas tarefas. Também é esta a posição da maioria dos movimentos atléticos e práticas esportivas, como a corrida, as lutas, o surf, futebol, basquete, vôlei, tênis, entre outros, onde o Equilíbrio e Estabilidade são fundamentais, devido ao dinamismo exigido.



Quando em pé durante os exercícios, todos os músculos do abdômen, os estabilizadores de quadril e os extensores de tronco estão trabalhando em cooperação, ie, sinergicamente (dentre tantos outros). E criar sinergia entre os segmentos corporais é estimular a capacidade de coordenação e torná-los mais eficientes.



Ao exercitarmo-nos em uma posição de equilíbrio (apoio unipodal, isto é,  em um pé só, em ponta de pé, com base de sustentação assimétrica, isto é, pés alternados um à frente do outro), as terminações nervosas encontradas nos músculos, articulações e tendões, chamadas de proprioceptores, saem da sua “zona de conforto” e enviam essa informação sobre o novo posicionamento do corpo ao Sistema Nervoso Central, com a finalidade de reposicionar todos os segmentos do corpo e manter o Equilíbrio. Assim, criamos senso de adaptabilidade.



Ainda, no posicionamento em pé os exercícios podem ser executados de forma multi-direcional, isto é, colocando em atividade todas as possibilidades de movimento do tronco: (1) flexionar para frente e estender para trás, (2) flexionar lateralmente (3) girar em torno de seu centro (rotação), (4) circundução sobre o centro e (5) executar qualquer combinação dos movimentos descritos acima.



Core: O nosso ponto de Ancoragem

Localizados no Complexo Lombo-Pélvico, os Músculos que compõe o CORE são:

No Abdômen

  • Retos
  • Oblíquos Interno e Externo
  • Transversos

Na Região Lombar

  • Músculos Transversos Espinhais (vão de uma vértebra a outra): Rotadores, Multífidos, Intertransversais, Interespinhais.
  • Eretores Espinhais (músculos mais longos): Paravertebrais, Grande Dorsal e Quadrado Lombar.

Na Pelve

  • Glúteo Máximo
  • Glúteo Médio
  • Iliopsoas
  • Isquiostibiais

Esses músculos tem a responsabilidade de manter a boa postura e alinhamento da coluna durante todo o dia e, portanto, devem ter boa resistência e ancorarem os movimentos dos membros superiores e inferiores.



Qualidade antes de Quantidade: Ao propor os exercícios, sempre busco trabalhar o aluno no seu limite máximo de atenção e segurança, não visando a quantidade de repetições, mas a qualidade do movimento, possibilitando tornar os músculos do CORE, núcleo distribuidor e integrador de energia, em funcional, servindo aos propósitos para os quais foi designado.



O princípio básico do método Pilates é trabalhar os músculos em cadeia e com várias tarefas ocorrendo simultaneamente, explorando resistência, força, equilíbrio, flexibilidade muscular e mobilidade articular. Os resultados, por exemplo, no atleta é o aumento da performance para superação de limites. Para a pessoa comum é a melhora dos movimentos e uma hipertrofia saudável.



O desafio será realizar todos os exercícios de forma progressiva, do mais simples ao complexo, de acordo com a sua melhor possibilidade atual.



Para aqueles que praticam o Yoga: As posturas que envolvem Equilíbrio e Estabilidade, além da finalidade e benefícios acima citados, contém o objetivo de acalmar e disciplinar a mente, assim como a mensagem de que devemos  manter o equilíbrio entre o que se falamos e o que fazemos, transformar em ações os nossos comprometimentos.


Fonte Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=t1vDPcXTRIs,
Khulna, Bangladesh



Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Sling Training

Nenhum comentário:

Postar um comentário