sábado, 10 de janeiro de 2015

Dr. Ornish at Singularity University's Exponential Medicine Conference





Há quase 2.500 anos atrás, Hipócrates (460-370 AC), considerado o "pai da medicina ocidental", apontou para o poder e habilidade inata do corpo de curar a si mesmo, referindo que o trabalho do profissional da saúde seria então, apenas o de co-criar as condições adequadas para "ajudar" nesse processo natural.
A ele também foi creditado frases, como: "Deixe o seu alimento ser a sua medicina" e "Andar a pé é a melhor medicina do homem", atribuíndo às escolhas e ao modo de vida, a responsabilidade para a boa saúde.

Hoje, em tempos quando o sistema médico agoniza frente aos custos crescentes por doenças comprovadamente provocadas por "equívocos individuais" e elevam o panorâma da saúde populacional a um quadro verdadeiramente epidêmico, revive-se o interesse em resgatar a idéia de que, mudanças simples no estilo de vida poderiam prevenir, controlar e até mesmo, reverter diversas doenças.
As doenças metabólicas estão entre muitos dos males que mais crescem nos nossos tempos, em especial a obesidade, o diabetes, as doenças cardiocirculatórias e cardiorrespiratórias e as doenças de caráter inflamatório, como por exemplo a osteoartrite que, segundo projeções realizadas nos USA, a sua população sofrerá um aumento para 67 milhões, nos próximos 20 anos.

Em uma palestra em Novembro de 2013, patrocinada pela Singularity University, o Dr. Dean Ornish, mencionado por mim diversas vezes neste blog, referiu-se novamente aos achados de suas pesquisas, que comprovaram os benefícios da adoção dos "quatro elementos-chave" para uma boa saúde e reversão das doenças já instaladas, uma vez que as nossas escolhas de vida são diretamente responsáveis pela aceleração do envelhecimento e falência do nosso organismo. São eles: a alimentação, o gerenciamento do estresse (e, para tanto, a prática da Meditação), o nível de condicionamento físico (e, para tanto, a prática do Yoga, da caminhada e de outras quaisquer atividades que envolvam o equilíbrio físico e mental), e o relacionamento social saudável.
Por mais de 35 anos,o Dr. Ornish que preside o Instituto de Pesquisa de Medicina Preventiva, localizado na Califórnia, USA, têm realizado junto de sua equipe, inúmeros estudos científicos cujos resultados já foram capazes de oferecer uma nova esperança para viver melhor, e não apenas viver mais tempo.

Com base nesses dados estatísticos e cientificamente comprovados, ele obteve cobertura do Medicare nos USA, tendo a oportunidade de desenvolver e dirigir o primeiro programa ambulatorial, sem drogas ou cirurgia daquele país, a fim de reverter doenças do coração e diminuir os gastos exponencialmente crescentes e em vão.
A opção do tratamento não-invasivo e com menor índice de recorrência se mostrou eficiente, inclusive no retardo e na progressão das doenças arteriais coronarianas, área de atuação onde o programa se encontra implantado, no momento.
Como eu citei há um ano atrás, no texto inicial deste blog, "A Nossa Plasticidade Biológica", foi o Dr. Dean Ornish quem realizou o primeiro estudo randomizado controlado, demonstrando que mudanças no estilo de vida podem reverter a progressão do câncer de próstata ou mesmo afetar a expressão dos genes que promovem o câncer e as doenças cardíacas. As suas pesquisas também demostraram que 73% dos pacientes com sintomas depressivos e com síndrome metabólica, foram capazes de fazer progressos significativos, após apenas 12 semanas da adoção do seu programa.
Assim, muitas mais pesquisas surgirão no futuro próximo e o progresso em termos de tratamentos não invasívos, assim como no tipo de cobertura pelos planos de saúde, deverão surgir incessantemente.


Texto: Claudia B.. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=oNaELKyQWt0, Dean Ornish, MD, at Singularity University's Exponential Medicine Conference, Nov. 2013 Singularity University is based at the NASA Research Park in Silicon Valley (NASA Research Park, Building 20 S. Akron Rd. MS 20-1 Moffett Field CA 94035-0001 Phone: +1-650-200-3434).


Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário