domingo, 7 de setembro de 2014

Sono, Memória, Aprendizado e Alzheimer





Diversos estudos já demonstraram que, muitas escolhas que envolvem o nosso estilo de vida, têm o potencial de afetar as nossas capacidades cognitivas. Nos últimos anos, vários pesquisadores descobriram que o sono, muitas vezes negligenciado pelo homem contemporâneo que acumula atividades que excedem o  tempo disponível para o trabalho, pode afetar de forma perceptível a memória, assim como o aprendizado.

Em um estudo publicado na Revista Nature Neuroscience, o professor em neurofísica na UCLA, University of California, Dr. Mayank R. Mehta, descobriu que o sono desempenha um papel fundamental na atividade neural para a consolidação da memória de longo prazo , em uma área do cérebro próxima ao hipocampo chamada de córtex entorrinal.

Nesse estudo, enquanto os camundongos analisados dormiam, a área córtico-hipocampal, exibia padrões de ativação muito semelhantes aos padrões que ocorriam quando os ratos dispertos se lembravam de algo.

Além de entender como podemos fortalecer nossa memória durante o sono, essa pesquisa forneceu ainda, pistas para a investigação da doença de Alzheimer, uma vez que frente a esta, o córtex entorrinal é a primeira área a ser afetada.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para compreender verdadeiramente o papel do córtex entorrinal na consolidação da memória, este estudo já demonstra que há laços entre os hábitos de vida e o desempenho de certas funções cognitivas e que o desequilíbrio das suas ações, podem levar a processos excitotóxicos, o que lideraria a uma variedade de condições neurodegenerativas.

O estudo reafirma ainda que há evidências de que o nosso cérebro tem atividades árduas mesmo durante o período de descanso e que a contribuição do sono é fundamental para a interação córtico-hipocampal, envolvida na consolidação da memória e aprendizagem.

Texto: Claudia B.; Fonte: Hahn TTG, McFarland JM, Berberich S, Sakmann B, Mehta MR, Spontaneous persistent activity in entorhinal cortex modulates cortico-hippocampal interaction in vivo, Nature Neuroscience, 15, 1531–1538 (2012) doi:10.1038/nn.3236, http://www.nature.com/neuro/journal/v15/n11/abs/nn.3236.html.

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Sling Training

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