domingo, 21 de setembro de 2014

O Assoalho Pélvico





O assoalho pélvico influencia poderosamente muitos aspectos de nossas vidas, mas o seu significado é muitas vezes subestimado e incompreendido. Para muitos de nós não pode haver numerosos tabus sociais e culturais associados a esta área. Nas últimas décadas, os estudos sobre o assoalho pélvico elucidou o quão importante esses músculos são para a nossa saúde e para o nosso desempenho e vitalidade mediante o impacto que os exercícios podem ter.

A ocorrência da perda do tônus ​​muscular é natural à medida que envelhecemos, e uma vez que os programas de treinamento não costumam abordar os músculos do assoalho pélvico, esta parte do corpo fica particularmente mais vulnerável a problemas. Alguns distúrbios do assoalho pélvico masculino (problemas de próstata) e feminino (prolapso e incontinência), é cada vez mais comum. 

Os músculos do assoalho pélvico abrangem a parte inferior da pelve, ou seja, permeia a estrutura óssea inferior da bacia e forma o centro de nossa estrutura física. Quando a musculatura do assoalho pélvico enfraquece, não oferece suporte adequado para os órgãos do abdômen e perde a capacidade de manter as funções adequadas.

Como resultado, a incontinência e a dor pélvica são comuns tanto a homens quanto a mulheres, à medida que envelhecem. Outros problemas que podem estar relacionados com a saúde do assoalho pélvico, incluem: problemas na coluna lombar, na região sacro-ilíaca, no quadril, a dor no nervo ciático, o prolapso uterino ou de bexiga, e alguns dos problemas de próstata nos homens.

Nossas aulas, oferecem inúmeros exercícios, onde a participação dessa musculatura é fundamental, uma vez que aprendemos que o assoalho pélvico forte e saudável não apenas evita os problemas citados, como também é fundamental para a execução dos movimentos e para a preservação da integridade e poder do núcleo do corpo, isto é, os músculos do assoalho pélvico como parte do sistema central do corpo, que sustenta os órgãos viscerais e contribuem para a estabilização da coluna durante o movimento.

 

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário