domingo, 21 de setembro de 2014

O Tempo do Desprendimento





 ~
Fernando Pessoa, 1888- 1935, poeta, escritor, crítico literário e filósofo português


Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

O Valor dos Asana





~ Baghavan Shri Krishna, Bhagavad Gita

Durante a maior parte de nossas vidas, vivemos envolvidos por idéias e padrões comportamentais que nos moldam e, tantas vezes, nos aprisionam. É impossível ignorar o sofrimento e o distanciamento da nossa própria essência, fruto das pressões de um mundo de aparências. O fato de termos sido ensinados a manter as emoções contidas é uma das grandes causas de sofrimento.  Assim, quando o corpo torna-se somente um recipiente para as emoções, é comum que as energias estagnem e, a sustentação desse estado, que subjuga os gestos e posturas corporais gerem uma espiral de descontroles físicos e emocionais.

A prática regular do Yoga tem a proposta de aprendermos a lidar melhor com as nossas questões mais íntimas, através da auto-observação fisica e emocional. É como uma exploração dos nossos próprios sentimentos em parceria com o nosso corpo, para o combate da ignorância espiritual, raiz de toda a desarmonia física e mental. Assim, começando pela detecção de corpo como uma porta de entrada, o momento torna-se um encontro honesto conosco mesmo. 

É a possibilidade de significação do corpo como a expressão  que sustenta a própria vida; que cria novos elos entre as sensações físicas e os pensamentos, ambos frutos das nossas experiências; que progressivamente, desperta a consciência para que nos tornemos "mestres de nossas ações", novamente. 

Sendo assim, para que haja um alinhamento interno, os Asanas (denominação para as posturas) e os exercícios do Yoga são executados como mantras que se repetem e refinam o nosso controle, como uma meditação em movimento.
 
É comum que a execução dessas Asanas e exercícios, nos levem ao enfrentamento de certo esforço e desconforto. Contudo, vivenciar as sensações em todas as etapas, será importante para que o desbloqueio da energia tóxica represada possa transmutar para um estado natural de fluidez e de saúde

É por meio desse processo que começamos a perceber os primeiros progressos na reconstrução da força e mobilidade do corpo, relaxamento e atenção da mente e fluidez e leveza nas ações  e gestos de ambos, corpo e mente.

Logo de início, já percebemos que o nosso corpo não poderá atender a todos os desejos da nossa mente e que isso, na realidade, nem é necessário, uma vez que os desejos humanos são infindáveis. Aos poucos, essa percepção e consciência irão se espalhando por outras áreas de nossas vidas e aprendemos a separar o desejo da realidade que nos é oferecida, a cada momento; a selecionar as melhores respostas e ações diante de cada situação; os impulsos e as reações impensadas, descompensadas e desmedidas, perdem a sua força e espaço.

O termo Samskara significa “padrão profundamente arraigado no subconsciente”. Seria aquilo que nos leva a agir do mesmo modo quando uma situação se assemelha, sendo como uma impressão gravada no nosso subconsciente, a partir de memórias do passado, que pode continuar a nos limitar. 

Assim, a prática do Yoga nos apresenta à possibilidade de rompermos com os nossos padrões de resposta, sejam físicos, emocionais ou mentais para nos tornarmos mestres de nossas ações.

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

O Assoalho Pélvico





O assoalho pélvico influencia poderosamente muitos aspectos de nossas vidas, mas o seu significado é muitas vezes subestimado e incompreendido. Para muitos de nós não pode haver numerosos tabus sociais e culturais associados a esta área. Nas últimas décadas, os estudos sobre o assoalho pélvico elucidou o quão importante esses músculos são para a nossa saúde e para o nosso desempenho e vitalidade mediante o impacto que os exercícios podem ter.

A ocorrência da perda do tônus ​​muscular é natural à medida que envelhecemos, e uma vez que os programas de treinamento não costumam abordar os músculos do assoalho pélvico, esta parte do corpo fica particularmente mais vulnerável a problemas. Alguns distúrbios do assoalho pélvico masculino (problemas de próstata) e feminino (prolapso e incontinência), é cada vez mais comum. 

Os músculos do assoalho pélvico abrangem a parte inferior da pelve, ou seja, permeia a estrutura óssea inferior da bacia e forma o centro de nossa estrutura física. Quando a musculatura do assoalho pélvico enfraquece, não oferece suporte adequado para os órgãos do abdômen e perde a capacidade de manter as funções adequadas.

Como resultado, a incontinência e a dor pélvica são comuns tanto a homens quanto a mulheres, à medida que envelhecem. Outros problemas que podem estar relacionados com a saúde do assoalho pélvico, incluem: problemas na coluna lombar, na região sacro-ilíaca, no quadril, a dor no nervo ciático, o prolapso uterino ou de bexiga, e alguns dos problemas de próstata nos homens.

Nossas aulas, oferecem inúmeros exercícios, onde a participação dessa musculatura é fundamental, uma vez que aprendemos que o assoalho pélvico forte e saudável não apenas evita os problemas citados, como também é fundamental para a execução dos movimentos e para a preservação da integridade e poder do núcleo do corpo, isto é, os músculos do assoalho pélvico como parte do sistema central do corpo, que sustenta os órgãos viscerais e contribuem para a estabilização da coluna durante o movimento.

 

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

domingo, 7 de setembro de 2014

Os Cinco "S"






Com o final da Segunda Guerra Mundial e um país e seu povo em ruínas, o Japão estimulou a adoção de cinco princípios para auxiliar na sua reconstrução. Conhecida como "Os Cinco S", essa metodologia de valores não só norteou o bem sucedido processo de reconstrução daquele país, como passou a ser adotado mundialmente no mundo corporativo, assim como também na organização da vida pessoal. 

Sempre muito valida de ser relembrada ou conhecida, foi colocada nesta seção "Quotes", pela importância que julgo ter essas regras, como uma reflexão habitual nas nossas vidas.

Os vídeos anexos, também nos remete a aplicação desses princípios como um hábito de respeito à vida, uma vez que as mudanças climáticas em todo o mundo, já se tornaram uma realidade.


1. Seiri – Senso de Utilização


Diz respeito à distinção e separação daquilo que é realmente necessário e essencial do desnecessário, sejam coisas ou tarefas. Esse princípio também considera a significância de todas as coisas, relacionando-se à ideia de preservação e de combate ao desperdício.


2. Seiton – Senso de Ordenação e Arrumação


Após a aplicação do primeiro princípio, no caso de coisas, descartar ou dar novo uso, organizando espacialmente o que sobrou, levando em conta o visual agradável e ordenado. No caso de tarefas, organizar o tempo agora excedente, com novas atividades  mais produtivas ou mais prazeirozas. O desenvolvimento contínuo de novos conhecimentos ou habilidades, torna-se possível diante da aplicação deste princípio.


3. Seiso – Senso de Limpeza


Aparência do ambiente físico e pessoal agradável.


4. Seiketsu – Senso de Padronização


Princípio relacionado à normatização que possibilitará a manutenção dos três princípios anteriores. Na vida pessoal, esse princípio está intimamente relacionado à saúde, bem-estar e qualidade de vida.


5. Shitsuke – Senso de Disciplina


Princípio que possibilita a aplicação de todos os outros princípios. Para a filosofia de vida oriental, valores como a auto-disciplina, determinação, educação, honra, humildade e ética, são de fundamental importância.

Texto: Claudia B.
Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=zNdbj3PbX6o (Water Facts); https://www.youtube.com/watch?v=fZwySPYI8BY (Monkey)


Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão