domingo, 19 de abril de 2015

O Poder das Nossas Ações





“Great things are done by a series of small things brought together.”
 
~  Vincent Van Gogh (30 Mar 1853, Holanda - 29 Jul 1890, França, grande pintor pós-impressionismo)

Imagem: en.wikipedia.org

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

O Precioso Tempo




"O tempo é a moeda (de troca) da sua vida. É a única moeda que você tem e só você pode determinar como ela será gasta. Assim, tenha cuidado para que você não deixe que outras pessoas (ou afazeres) o façam por você."

“Time is the coin of your life. It is the only coin you have, and only you can determine how it will be spent. Be careful lest you let other people spend it for you.”

~ Carl Sandburg

Basta uma rápida e superficial análise da nossa vida para percebermos o quanto tudo gira em torno do "fator tempo". Cumprimento de metas, de compromissos...vendemos o nosso tempo, empenhamos o nosso tempo, damos o nosso tempo...desfrutamos tão pouco do nosso tempo. Diariamente, eu escuto tantas "justas" explicações daqueles que "gostariam de ter tempo para se exercitar, gostariam de dedicar um tempo para si, gostariam de aprender a meditar (sem ter que perder tempo ao fazê-lo), gostariam de "poder" estabelecer uma rotina de horários para atividades que refletissem uma qualidade de vida mais elevada...Realmente, parece não haver saída, a não ser recorrer a uma profusão de justificativas.

Notem que há um grande paradoxo no avanço tecnológico: enquanto o nosso "limite físico" diminuiu, os limites da privacidade, dos momentos de lazer e descanso, deixaram de existir...a ausência de liberdade avançou! Avança também o grau de ansiedade que a hiperconectividade gera: para a grande maioria, o celular é o último merecedor do dia, de um olhar e também o testemunho do primeiro piscar de olhos, pela manhã. ( *"Quando o estresse de estar no trabalho nunca é aliviado, e o funcionário não pode ver o fim de sua jornada de trabalho, há sérias consequências para a saúde mental. Em acréscimo, com as políticas de férias limitadas em muitas empresas, não é de admirar que os mesmos se sentem pressionados (por suas obrigações profissionais), mesmo quando se afastam de seus postos de trabalho - um esforço (contínuo) que certamente pode afetar a qualidade e velocidade do seu trabalho.")

Vai-se o tempo e a saúde, pois a demora na autovalorização é sempre "digna de represálias". Então, a uma certa altura da vida, nos damos conta que estamos envelhecendo...nos sentimos envelhecidos...o envelhecimento se faz sentir...é doído, literalmente...daí, corremos atrás do "tempo". Faltou "tempo" para o travamento de diálogos permanentes e sinceros consigo mesmo... faltou "tempo" para os cuidados que nos preparam para aceitar e desfrutar da  passagem do "tempo".

Penso que ser feliz é ter "tempo" para existir, se observar e se enxergar, sem culpas pela substituição de empenho que essa tarefa exige. Penso também que ser organizado é saber priorizar o prioritário, ou seja, a nossa saúde física e mental, ainda únicas e insubstituíveis nos quesitos "possibilidade e auto-sustentabilidade", enfim, para vivermos uma vida com autonomia.

Assim, queridos alunos, nunca deixem de apostar em si (*"Não se esqueça de si mesmo: As funções exigem cada vez mais, e ao mesmo tempo, mensuram a capacidade de trabalhar longas horas, noite após noite, o que pode ser um ponto de orgulho, mas que não é sustentável a longo prazo"). Tomar medidas para equilibrar trabalho e vida pessoal, significa que você vai ser um trabalhador melhor, se necessário, mais longevo e, mais capaz de tomar as decisões, cumprir metas e alcançar objetivos.

Todo cuidado exige disciplina, determinação e "tempo". Escolham então, exercícios prazerosos de percepção corporal, alongamentos, fortalecimento de grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura. Desacelerem, relaxem e tenham uma atividade física regular que exija presença, coordenação nos movimentos, equilíbrio e atenção! O sistema nervoso agradecerá e os compensará.

Reservem um "tempo para a prática da meditação e dos exercícios de relaxamento!!!

Meditação?...Sim, permitam-se algum tempo de quietude e solidão interior, pois disso depende um estado de espírito positivo. Muito além de nos sentirmos motivados e focados, devemos nos fortalecer para lidar com os contratempos e obstáculos da vida, à medida que ocorrem. Se não tivermos "tempo" de nos observar e cultivar o silêncio interior, podemos facilmente perder a clareza dos pensamentos, o equilíbrio emocional e o foco mental. Uma vez que a tendência é nos tornarmos completamente distraídos pelas tantas mensagens conflitantes e informações com que somos bombardeados a cada momento. Acabamos perdidos, exaustos e fora do eixo de equilíbrio. Ainda, a meditação nos ajuda a lidar com a passagem do "tempo" e na forma como interpretamos as nossas circunstâncias e experiências, afinal se quisermos exercer algum controle sobre as nossas atitudes e nossos sentimentos, devemos estar cientes dos nossos pensamentos sobre cada situação.

*Abaixo, segue trecho do texto do qual eu extraí estes parágrafos.

THE IMPACT OF ALWAYS-ON

Besides the ethical issue of expecting workers to perform nightly work-related tasks outside of work hours without extra compensation, there’s no doubt that the American worker’s inability to unplug can have negative results on health and productivity. A recent study reported that three out of four American workers describe their workplace as stressful — in part due to that feeling of being tethered to their jobs, even after hours. And Americans already put in an average of 122 more hours per year at work than the British, and 378 hours more than Germans.

When the stress of being at work is never relieved, and an employee can’t see the end of his or her work day, it has serious mental health consequences. And with the limited vacation policies in place at many businesses, it’s no wonder that so many workers are stressed out by their jobs — a stress that can certainly affect the quality and speed of their work.

Which is a shame, because, in reality, how many jobs out there truly require constant communication? It’s not like getting your manager’s notes on those TPS reports will have life and death ramifications. While some critical occupations like police, firefighters and doctors will always be on call, it isn’t of life-altering importance for most employees to respond to an email after 6 p.m.

Don’t forget about yourself: Managers and decisionmakers have demanding jobs, and while the ability to work long hours night after night may be a point of pride, it’s not sustainable over the long term. Taking steps to get your personal work-life balance right means you’ll be a better worker, and better able to make the right business decisions — personnel-related and otherwise.


Fonte de inspiração para este texto: https://www.workintelligent.ly/workstyle/work-life-balance/2015-1-8-after-work-emails-germanys-work-life-balance/?utm_campaign=ContentSyndication&utm_medium=NativeAd&utm_source=Taboola&utm_content=&utm_term=germanys+work+life+balance&utm_content=huffingtonpost-ca, Jan 15, 2015.
Imagem: www.soulseeds.com

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão


O Yoga como Caminho




O Yoga é um dos tesouros mais preciosos da Índia antiga e encanta pela riqueza, abrangência e legado de ensinamentos, pautando a existência de seus seguidores.

Tem por filosofia básica que o simples é melhor do que o complicado, mas convida os seus seguidores a ir além da conformidade ou mediocridade que atenta à humanidade. Em troca, oferece aos seus adeptos, benefícios que lhes revelam todo um repositório de conhecimento espiritual, conteúdo verdadeiro de todo o ser.

Os benefícios da "prática física" são inquestionáveis e, sem dúvida, já inspiraram diversos mestres que desenvolveram os seus próprios métodos (como foi o caso de Joseph Pilates, criador do método que atualmente leva o seu nome). Dentre esses benefícios, poderíamos citar o aumento da consciência corporal, resistência muscular, cardiorrespiratória e circulatória, melhora do equilíbrio, da atenção, memória e concentração. Porém, esses atributos não estabelecem a importância dessa abrangente filosofia.

O Yoga nasceu como uma "escola espiritual", mas com a ideia da integralidade que é o ser humano. Assim, naturalmente percebeu a importância de agregar algumas práticas físicas à riqueza de seu conteúdo filosófico e espiritualista. Foi assim que, com o objetivo de estabelecer "unidade" às diversas camadas do ser humano, que o Yoga completou seus ensinamentos com as práticas físicas, reconhecendo que o anseio pelo entendimento necessita de uma consciência espiritual, que necessita da saúde mental e desenvolvimento do intelecto e que necessita de um corpo físico forte e autônomo. Assim, o corpo físico, como invólucro e veículo para essas tantas camadas, necessita de louvor e cuidados, no entanto, este é apenas um lado do Yoga e não sua forma completa.

Como "escola espiritual", o Yoga nos mostra o caminho da devoção para o conhecimento profundo. Este caminho leva automaticamente para o desenvolvimento físico, mental e intelectual e a todas estas camadas compete e execução das ideias, o desenvolvimento do espírito e o cumprimento e a completude do propósito individual de cada existência.

Observando a história da humanidade e vivendo na sociedade atual, percebemos o quão difícil é seguir os dois primeiros princípios do Ashtanga Yoga, ou seja, os "Yama" e os "Niyama", que aconselham e esperam resistência às paixões. Vivemos claramente, dias de falta de dedicação à consciência espiritual, de desrespeito e de discriminação mediante a desigualdade, do ódio e de tantas "deformidades" que mancham a política, os tribunais, as religiões, a educação, a prestação de serviços.

Temos a chance de fazer boas escolhas todos os dias: escolher trabalhar com afinco e fazer bem feito; escolher investir em boa formação; escolher agir dentro de preceitos éticos e profissionais. Temos escolhas! 

Praticar Yoga é escolher ter um caráter forte e disciplinado, que busca o aperfeiçoamento da consciência, para que a correção do estilo de vida se dê com naturalidade, aprimorando e cultivando virtudes!  


A simplicidade também pode ser praticada durante as práticas físicas, ao afastarmo-nos da crença de que "existe uma perfeição" a ser perseguida, o que torna a jornada uma busca cansativa e contraproducente. O caminho do praticante do Yoga já é perfeito por se fazer caminho. 


Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão


Mal de Parkinson e Doenças Degenerativas


Em entrevista sobre mal de Parkinson, o neurologista Cícero Galli Coimbra, diretor do Laboratório de Neuropatologia e Neuroproteção da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), relatou os prejuízos que o estresse emocional provoca nas pessoas. À frente de uma pesquisa com mais de 600 pacientes, ele garante que o fator está ligado à grande maioria de casos da doença, justamente quando não há uma causa genética envolvida.

Foi questionado, então, sobre o aumento de número de casos em um futuro próximo já que vivemos uma época de grandes tensões diárias, pressão e pressa por todo lado...

Segundo o especialista. as perspectivas são assustadoras: surgem cerca de cinco milhões de novas vítimas de distúrbios progressivos e degenerativos do cérebro, como o mal de Alzheimer, ao ano - e os números tendem a se quadruplicar, atingindo até 81 milhões de pessoas nas próximas três décadas.

Uma das principais prescrições do Dr. Cícero a seus pacientes e às pessoas em geral é "levar a vida de maneira mais leve": "Temos de fazer aquilo que está ao nosso alcance, com boa vontade e sem desespero", aconselha o médico. Essa sugestão, inclusive, vem ao encontro das idéias do escritor escocês Carl Honoré - autor do livro Devagar - Como um Movimento Mundial está Desafiando o Culto da Velocidade, da editora Record - que se tornou popular ao propagar pelo mundo a onda do slow (termo que em inglês significa devagar).

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

sábado, 4 de abril de 2015

Feliz Páscoa

"Todo ser conectado a Deus é naturalmente alegre,
por vivenciar o verdadeiro Amor
e aquele afastado de Deus é triste pela ausência desse Amor em sua
vida".



Desejo a todos uma Páscoa de verdadeira alegria,
fruto do reconhecimento pela oportunidade diária que temos do nosso próprio
renascimento.

Imagem: httpswww.sodahead.comfundo-you-believe-in-jesus-christquestion-4755692link=ibaf&q=&imgurlhttpwww.picturesofjesuschrist.netwp-contentuploads201407pictures_of_jesus_christ_wallpaper_jc0a1o.jpg

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

Uma Mensagem aos meus Alunos

"Eu não temo o homem que praticou 10.000 chutes uma vez, mas temo o homem que praticou um chute 10.000 vezes."

“I fear not the man who has practiced 10,000 kicks once, but I fear the man who has practiced one kick 10,000 times.”

 
~  Bruce Lee, 27 Nov 1940 - 20 Jul 1973 instrutor de artes marciais ator, cineasta e filósofo.



Diversos estudos sugerem que o Yoga tem o potencial de afetar a condição humana de inúmeras formas, mas no campo científico, ainda há muitas questões que não respondem aos "milagres" que testemunhamos diariamente.

Para mim, é uma grande honra e responsabilidade poder levar a cada aluno, um pouco da minha compreensão sobre o como devemos incorporar e usufruir desses abrangentes ensinamentos.

Ao exercitar a humildade, o que é sempre muito oportuno, percebo que eu não ensino, mas ajudo cada aluno a relembrar da sua inerente força interior, a renovar as crenças sobre si mesmo e a se auto-valorizar. Ao exercitar o corpo, encaramos as nossas próprias dificuldades, mas também enxergamos a unicidade do nosso ser, que se comporta além da matéria, expressão do princípio inteligente do universo.

E essa expansão da consciência é um dos dons mais preciosos que a "prática persistente" do Yoga e da Meditação nos oferece: um despertar para uma vida sob uma nova perspectiva.

Consciência expandida significa se tornar detentor do controle das próprias ações, inibindo reações exageradas frente às situações. E sempre que operamos uma mudança dessa natureza em nós, aglutinamos forças superiores à nossa energia vital. Como consequência, o mundo ao nosso redor também reage à nossa transformação... também muda de maneira virtuosa.

Percebemos que, crescentemente, tomamos para nós a responsabilidade de nossas escolhas, comportamentos e suas consequências. Percebemos que a não ação é uma ação (Bhagavad Gita) e que cabe a nós decidir pela passividade, que pode ter consequências positivas ou negativas ou pela ação, que da mesma forma apresenta as duas vertentes de resultados.  

Queiramos ou não, em larga ou menor escala, somos uma "mensagem viva" enquanto neste mundo.

Obrigado pela oportunidade e confiança!!!

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

Exercícios físicos auxiliam no combate ao câncer de próstata




Nem todos sabem que existem hábitos simples do dia a dia que podem diminuir as chances do desenvolvimento dessa enfermidade.

A detecção precoce do câncer de próstata é um procedimento muito importante para a conservação da saúde masculina, mas nem todos sabem que existem hábitos simples do dia a dia que podem diminuir as chances do desenvolvimento dessa enfermidade. A doença, que é a segunda mais frequente entre os homens brasileiros, pode também ser combatida com a prática de exercícios físicos.

“A realização de atividades físicas junto com a dieta rica em fibra e pobre em gorduras reduzem o risco de desenvolvimento da patologia. Pacientes que fazem exercícios regularmente também possuem uma menor chance de morte causada por câncer de próstata. Essa probabilidade diminui mais conforme maior frequência de exercícios”, afirma o Dr. Fabio Alexandre Pardal, urologista do Hospital San Paolo, centro hospitalar localizado na Zona Norte de São Paulo.

A declaração do médico é similar aos resultados de uma pesquisa realizada recentemente pela Universidade de Harvard, a qual analisou a prática de exercícios físicos de 2.686 pacientes. As pessoas que andavam por mais de quatro horas durante uma semana apresentaram redução de 23% do risco de morte em relação àqueles que caminhavam apenas 20 minutos.

No caso daqueles que praticam exercícios mais intensos, como corrida, tênis ou bicicleta, o risco de mortalidade foi reduzida em 35%.  O médico declara que a atividade física diminui a produção de substâncias inflamatórias e estimula a resposta imunológica.

Contudo, os exames preventivos também devem fazer parte da rotina da população masculina, já que o câncer de próstata, em sua fase inicial, não apresenta qualquer sintoma. Os métodos de detecção da doença consistem no PSA - Antígeno prostático específico (exame de sangue), toque retal ebiópsia de próstata realizada através de ultrassom transretal,  que confirma o diagnóstico do câncer.

Segundo Dr. Pardal, o preconceito em relação ao exame toque retal ainda é um grande obstáculo para a descoberta da doença. “No consultório, os pacientes que atendo já vem conscientizados sobre a importância da avaliação. Costumo orientar os familiares e amigos que conversem com seus parentes e conhecidos sobre a importância na detecção precoce.”

Os 50 anos é o período em que a população em geral deve começar a fazer os exames. No caso das pessoas que se enquadram nos fatores de risco (idade, hereditariedade, raça negra, obesidade, dieta rica em gorduras, tabagismo e etilismo), a idade recomendada é 45 anos.

De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), quase 50% da população masculina brasileira nunca foi ao urologista e a perspectiva é que, até o fim do ano, 12 mil pessoas irão morrer devido à descoberta em estágio avançado da doença.

Fonte: http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/45774-exercicios-fisicos-auxiliam-no-combate-ao-cancer-de-prostata, 12/11/2014.
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

domingo, 22 de março de 2015

Persistência e Disciplina


"Eu começava cedo, e ficava até mais tarde, dia após dia, ano após ano; demorou 17 anos e 114 dias para eu me tornar um sucesso da noite para o dia."

“I started early, and I stayed late, day after day, year after year, it took me 17 years and 114 days to become an overnight success.”
 
~ Lionel Andrés Messi, 24 Jun 1987, Rosário, Argentina, futebolista - World Player of the Year

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

Dia Mundial da Água




por ser "uma" graça,

por ser fundamental...

De toda a água existente no mundo:

97% é água salgada, ou seja, imprópria para o consumo humano, a não ser mediante prévio e oneroso tratamento.

3% é água doce, mas mais da metade está congelada.

De acordo com relatório divulgado em 19/03/2015 pela ONU, dentro de 15 anos, 40% dos recursos hídricos do planeta, poderão secar. A disponibilidade desse recurso natural vital para a sobrevivência de todas as vidas é fortemente afetada pelo descaso da população, que contribui com o desperdício e pela poluição causada pelas indústrias. O relatório ainda cita a crescente necessidade desse bem, na agricultura e pecuária, para fazer frente à necessidade da alimentação, visto o franco crescimento populacional do planeta.

A tarefa é grande, mas individualmente, vamos chamar essa responsabilidade, como se todo o bem dependesse somente dos nossos atos.

Imagem: novvaaprimatic.com.brwp-contentuploads201502.jpg

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

Um Pouco mais sobre os Niyama 3 e 4


“Conhece-te a ti mesmo”.

~ Sócrates - 470 ou 469 a.C, Pensador e Filósofo Grego, nascido em Atenas  e seu lema, que cifra toda a sua vida, como sábio.

Com a publicação anterior, terminamos um breve contado com as "Dez Prescrições de Patañjali, descritas no Yoga Sutras", subdivididas em 5 Yama (para uma convivência harmoniosa na sociedade) e 5 Niyama (para a promoção de nosso próprio desenvolvimento espiritual, enquanto seres humanos). 

No entanto, por serm tão primordiais, eu decidi discorrer um pouco mais a respeito dos "Terceiro Niyama" - TAPAS तापस ou AUSTERIDADE e o "Quarto Niyama"-  SWÁDHYÁYA स्वाध्याय ou  AUTO-ESTUDO, AUTO-OBSERVAÇÃO.

Seguramente, todos nós somos capazes de compreender os fundamentos tratados nesses preceitos, mas será que verdadeiramente nos esforçamos para seguí-los?

O nosso ego é "cheio de ideias" para manter as "aparências". Mas será que a nossa evolução moral e espiritual é envolvida por esse engodo que de eventual passa "facilmente" a ser costumeiro? 

Revisar os nossos pensamentos, sentimentos e a "consistência do nosso discurso em relação às nossas atitudes", é de importância inquestionável para o cumprimento de tais observâncias.

Para aplicar TAPAS e SWÁDHYÁYA na nossa vida, precisamos manter o comprometimento de:

Manter-nos atentos ao nosso ego, que busca a própria "superioridade" para revestir "as costumeiras desculpas", comprometendo a ética do comportamento; observar as faltas com o enfrentamento dos obstáculos, constante que estrutura a personalidade; ponderar o valor das distrações externas; buscar ser assertivo e corajoso na luta do bem contra o mal, desafio que ronda toda a existência humana, de tantas maneiras e que exige um posicionamento individual.

A prática da Meditação e do Yoga pode nos encorajar a ter disciplina para cumprir o que se planejou, manter a coerência entre o discurso e os atos e ter austeridade para nos tornarmos seres cada vez mais impecáveis, corrigindo a tendência humana de se deixar corromper pelo prazer, pelo fácil e pelas aparências.


Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão